O gráfico abaixo demonstra a relação entre distância e profundidade de captação de água da bomba.
O princípio de funcionamento é utilizar a energia potencial hidráulica (queda d´água) de uma propriedade, para bombear a uma determinada altura e distância. A grande vantagem desse sistema é utilizar pequenas alturas de queda e pouca vazão de água. Para o acionamento superior à roda é possível instalar um conjunto a partir de 1 metro de queda e vazões a partir de 1 litro por segundo.
O alcance máximo está relacionado à altura e a distância de bombeamento. Os limites máximos de todos os modelos constam na tabela abaixo.
As Rodas d´água tem função principal em transmitir torque (força) e rotação (maior volume bombeado) ao mesmo tempo. Essa relação está diretamente ligada ao trabalho a ser executado pela Bomba. Esse trabalho é bombear a uma determinada distância e altura, através de uma vazão de água para o acionamento da Roda e uma altura de queda para instalação.
- Exemplo 1: Uma propriedade possui um pequeno volume de água para acionamento da Roda e grande altura de bombeamento, nesse caso devemos utilizar uma Roda de menor largura e de maior diâmetro.
- Exemplo 2: Em um determinado local oferece grande volume de água para acionamento e pouca altura de queda para instalação. Para essa situação utiliza-se uma roda de menor diâmetro com maior largura para absorver todo o potencial hidráulico.
Ao substituir uma Roda é importante redimensionar o conjunto (Bomba e Roda).
Devido ao tempo de durabilidade desses produtos, muitas propriedades acabam sofrendo alterações na sua vazão de acionamento da roda ou até mesmo casos que não se aproveita todo o potencial oferecido.
A tabela abaixo indica os modelos de rodas para cada modelo de bomba.
Tenha um recipiente de capacidade conhecida. Canalize a maior parte possível dessa água através de um tubo. Confirme a vazão de acionamento medindo o tempo gasto para encher esse recipiente. É importante considerar uma diminuição do volume de água em épocas de seca, pois em algumas regiões diminuem muito, comprometendo o funcionamento.
(Veja o explicativo e o vídeo abaixo.)
As Bombas Rochfer possuem um recurso que permite ajustar o Curso dos Pistões. Esse recurso é utilizado em épocas de estiagem, quando há diminuição da vazão de acionamento da Roda.
A montagem padrão de fábrica deste curso para alguns modelos é na posição do Curso Máximo, onde se obtém a maior vazão de bombeamento, consequentemente, alterando a Bomba para um Curso Menor, teremos vazões menores.Quando se utiliza a Bomba no Curso Mínimo, é importante ressaltar que uma possível diminuição dessa vazão de acionamento influencia diretamente na eficiência do conjunto, em casos extremos chega a não bombear água para o local estabelecido.
As Bombas Rochfer possuem um recurso que permite ajustar o Curso dos Pistões. Esse recurso é utilizado em épocas de estiagem, quando há diminuição da vazão de acionamento da Roda.
A montagem padrão de fábrica deste curso para alguns modelos é na posição do Curso Máximo, onde se obtém a maior vazão de bombeamento, consequentemente, alterando a Bomba para um Curso Menor, teremos vazões menores.
Quando se utiliza a Bomba no Curso Mínimo, é importante ressaltar que uma possível diminuição dessa vazão de acionamento influencia diretamente na eficiência do conjunto, em casos extremos chega a não bombear água para o local estabelecido.
A tubulação indicada para o acionamento da Roda será de acordo com o modelo de Roda indicado através do dimensionamento ou através da medição de vazão disponível na propriedade. Nunca exceda o diâmetro do tubo de acionamento pela largura da Roda. Verifique na tabela abaixo médias de vazões de acordo com as variações de diâmetros dos Tubos.